19 de abr. de 2020

Em tempos de coronavírus

          Ontem tive a oportunidade de uma carona até São Gonçalo para visitar meus netos. De carro porta a porta, menor risco, aceitei. Yasmin soube da pretendida visita (por via de Rita, minha mulher), telefonou e questionou-me acerca da exposição desnecessária ao coronavírus, apesar de estar "morrendo" de saudades - segundo ela - e abortou a minha intenção.
          Pois é, meus queridos: a rede de afetos que me envolve e me atrai, contraditoriamente também me afasta.
          - Fique em casa, vovô, fique em casa!
          E eu fico. E fico bem, tenho sempre alguma coisinha a fazer, tenho leitura e televisão...
          E volto a escrever, atividade prazerosa há muito negligenciada.
          E digo, queridos, se cuidem e fiquem em casa! Esse vírus não é de brincadeira! Não ouçam as vozes da ignorância, daqueles que acham que é só uma "gripezinha". Ouçam a voz da ciência e de seus arautos! Esse vírus, apesar de ser - como dizem- menos letal que o influenza, por exemplo, é de facílima transmissão e, uma vez dentro do hospedeiro, reproduz-se de forma avassaladora! Ele só precisa de uma carona - você transitando pelas ruas.
          FIQUE EM CASA!
          Não é só pelos velhinhos e pessoas com doenças pré-existentes; no Brasil, 25% dos casos confirmados ocorrem nas faixas de 40/49 e 30/39 anos. E até adolescentes e um bebê já morreram!
          Não é só por você, é pelos outros. É pela sociedade. É para diminuir a velocidade de contágio dando chance de atendimento hospitalar a todos que necessitem. É para evitar o colapso hospitalar, como tem acontecido em outras partes do mundo. 
          E pensem, meus caros, esses da "gripezinha" não estão preocupados com a vida ou com a economia, diretamente. Estão preocupados -profundamente- com as eleições de 2022!   

3 comentários:

chica disse...

Que bom te ver novamente,João! Tens toda razão! Estou morta de saudades das filhas ,filhos e netos, mas aguentando firme a DESOBEDIÊNCIA ...Sim desobedecer ao presidentinho é salvar nossas vidas! E assim seguimos, acalmando saudades com celulares, tecnologia e indo adiante. Ainda mais agora que ate o ministro que nos orientada todos os dias às 17 horas, dando firmeza e boa sensação de estarmos sendo cuidados, apesar do louco, não mais temos! E se o novo, por acaso( não creio) brilhar mais que o presidentinho, estará no olho da rua! Boa sorte pros brasileiros que não temos que lutar só com o vírus, mas o pior é o bolsonavírus! E esse é incurável!( enquanto não o colocarem no devido lugar!!!)

abraços, tudo de bom,chica e TE CUIDA! SAÚDE!

EspelhoNegro disse...

vô!
Eu amo o senhor, realmente foi bobeira minha, eu fiquei com medo do risco que o senhor correria, pois o senhor é fumante, é meu único avô, não posso arriscar perder o senhor por causa da minha saudade, eu acredito que essa pandemia vai acabar logo, mas caso o contrário semana que vem pega carona com minha avó loira e corre aqui pra casa! Desculpa pelo pensamento que lhe causei, apenas fiquei com medo, mas ficarei feliz se esquecermos isso e sábado acordar com o senhor aqui em casa! Te amo vovô!

GERALDO RIBEIRO disse...

Olá. Gostei muito deste texto. Tenho observado muita gente se achando com super poderes, e por desprezam os cuidados. Um abraço, paz e bem

Postar um comentário