4 de set. de 2014

Amigos para sempre

Era o ano de 1965. O carioca chegava, de terno e gravata e mala na mão. Já se vê que não era um carioca típico. Da varanda do segundo andar, os “bichos” chegados anteriormente davam as boas vindas jogando bombas d’água – sacos plásticos cheios e amarrados na boca. O carioca não se livrou do bombardeio amigo.
Já no alojamento do 2º andar, um “bicho”, vizinho a três armários do seu, lhe entregou vassoura e rodo para que fizesse faxina nos banheiros. O carioca não se abalou, arrumou suas coisas no  armário e foi fazer a faxina, já acostumado, pois servira quatro meses no exército.
O que o mandara à faxina era “barriga verde”; barriga verde não, estes são do litoral, ele era da serra catarinense, de Lages, embora nascido em São Joaquim; e se formara no Ginásio Industrial de Florianópolis, que àquela altura ainda não era Floripa.
Veio o “baile do bicho”, evento oficial de boas-vindas aos calouros. O catarinense queria ir mas carecia de roupa adequada. O carioca nem sabia dançar, tinha terno e gravata, o catarinense foi bailar.
Foi o início de uma amizade duradoura.
Formaram-se e serviram ali mesmo, na escola. Arrimo de família, o do sul trouxe mãe e irmã. Moraram os quatro na mesma casa. Como uma família. Os dois, não sendo irmãos, eram.
Mas a vida que promove encontros também engendra separações: o catarinense casou-se, o carioca foi-se ao Rio de Janeiro. Ainda se viram algumas vezes, depois desgarraram-se, perderam o contato. Nunca mais souberam um do outro.
2014. Mais de trinta anos se passaram.
Nome completo do catarinense no Google, vários verbetes, aposentadoria de promotor público, endereço, telefone… Viva a Internet!
E lá se foi o carioca ao encontro do passado.
Que bom rever o amigo, saber que está bem, apesar de viúvo; que bom rever parentes do amigo, irmão, irmã, cunhada; que bom conhecer filhas e netas do amigo. Que bom caminhar com ele no calçadão da praia, rememorando, jogando conversa ao vento e olhando as moças que passam.

COMENTE
Me faça esse carinho   

8 comentários:

Janicce disse...

Que bom rever tudo isso. Na realidade é o que fica de tudo mesmo.
É a vida que segue por entre as esquinas.
Boa semana.
Abraços
janicce.

Denise Kirsch Oliveda disse...

"Mas a vida que promove encontros também engendra separações" Verdade! Gostei muito de sua história, me fez lembrar se uma pessoa muito querida e que também se foi...
Abraço querida, e uma ótima semana,
Denise - dojeitode.blogspot.com

Beatriz Paulistana disse...

Boa,tarde,amigo,Tonico!!!
Espero,poder,fazer,assim,um,dia...ontem,mesmo,um,amigo,de,meu,pai,jantou,na,casa,dele...conversas,lembranças,risadas...percebi,o,quanto,é,importante,cultivarmos,amigos,e,mesmo,que,distante...guardá-los,no,coração,pois,um,dia,mesmo,que,por,poucas,horas,relembraremos,com,saudades...mais,com,alegria,e,risos,momentos,vividos...
Tenha,uma,semana,mega,abençoada!!!
Bjokas...da,Bia!!!
P.S.:Ainda,não,achei,quem,arruma,meu,not...pelo,visto,vai,demorar,vou,procurar,quem,saiba,na,cidade,em,que,tomo,minhas,vacinas...enquanto,isso,da-lhe,vírgulas...(risos)
Outro,P.S.:,Se,puder,me,enviar,no,meu,email:pereiraebia@hotmail.com,os,dados,valor...para,que,eu,possa,encomendar,o,livro,Galo,Galinha,e,pinto,para,meus,filhos,ficarei,grata...:)

Luma Rosa disse...

Oi, João!!
Viva a Internet! [2]
O que era praticamente impossível ou se possível pagando um detetive, o Santo Google ajudou!
Rever pessoas que nos foram caras, quem nunca?
:)
Que delícia essa passagem ao passado!!
Beijus,

Jussara Neves Rezende disse...

"Os dois, não sendo irmãos, eram." Muito bom!
Apesar do tempo que a internet consome aos seus usuários, como não se alegrar com aquilo que possibilita? Como a leitura de sua crônica, por exemplo, e a sua amizade?
João, acabo de publicar um texto que gostaria que você tivesse lido e aprovado antes de o fazer. Mas... está feito. Dê lá uma olhada, por favor, e veja se concorda com os termos... depois me diz!
Abraço!

Luma Rosa disse...

Oi, João!
Voltei para te convidar a participar novamente da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
Ficarei feliz com sua participação!
Beijus,

chica disse...

Oi,João! Agorinha mesmo recebi teu livro e adorei. Meu netinho já leu e gostou muito! Obrigadão! abraços, chica ( Publiquei um agradecimento aqui:

http://sementinhasparacriancas.blogspot.com.br/2014/10/freddy-o-flamingo-inquieto-e-um.html)

chica disse...

Esqueci de deixar um abraço! chica

Postar um comentário