22 de nov. de 2017

Dialogar é preciso

Num desses dias que ando pela cidade com vagar e olhos de ver, reparei numa escultura que se exibe no jardim em frente à prefeitura, na Cidade Nova.
Antes de escrever estas linhas, pesquisei na internet a autoria da obra para dar o crédito necessário e lustrar o meu verniz cultural.
A obra é de Ascânio M M M, um artista que despontou nos anos 1960/70, agora famoso no Brasil e no mundo.
Mas estas palavras não são para falar de arte, movimentos artísticos ou da biografia do Ascânio, que para tal me faltam os meios. São para falar daquela escultura. E do meu diálogo com ela.
Sim, a escultura parece convidar os passantes a observá-la, contornando-a. Aceitei o convite. E vi múltiplas formas se revelarem a cada passo meu, a cada ponto de vista. E a beleza da obra se desvendou integralmente a mim, que aceitei admirá-la deste modo.
É isto que falta no mundo atual, principalmente no Brasil: ver com olhos de ver, ouvir com ouvidos de ouvir; observar os fatos, a realidade, e ouvir o que ela nos diz. E o que dizem as outras pessoas. E refletir sobre o que se vê e o que se ouve. E entender, se possível.
Falta dialogar, meus queridos! 

8 comentários:

Kika Honeycutt disse...

Concordo com o senhor. Mas acredito que a culpa disso é o tempo. dialogar, ouvir, refletir demanda um tempo que parece não existir atualmente. Todo mundo está numa correria tão louca que, muitos por mais que queiram, não conseguem "ver com olhos de ver, ouvir com ouvidos de ouvir...".
Bom ponto, tio. Gostei.

Luma Rosa disse...

Oi, João!
Verdade! Muito bla, bla, bla... Muita falação, mas conversa que é boa, não! As pessoas estão brigando por política e penso que é isso que os políticos querem. Vamos ficar na paz e desfocar os olhos para olhar amplamente. Somente com diálogo para não sermos manipulados!!
Feliz 2018!

J.F. disse...

Olá, João. Também gosto de observar e até dialogar com as coisas à minha volta. Seu ponto de vista é tão interessante que até fui pesquisar o significado de Ascânio MMM. E viva o Google que me ensinou que é Ascânio Maria Martins Moreira. E que bela obra! Quanto a diálogo, é coisa em extinção. Lamentavelmente. As pessoas estão desaprendendo de conversar até entre si. Certo dia, minha esposa e eu estávamos em um restaurante e vimos, em outra mesa, um casal com duas crianças. Cada um deles com um "smartphone" nas mãos. E todos digitando febrilmente sem dar atenção aos demais. Simplesmente, as pessoas estão esquecendo até de conversar com quem está ao seu lado. A menos que estivesem conversando entre si através de seus celulares. Sei lá!
Feliz 2018!

Jussara Neves Rezende disse...

Certíssimo. Muito "correr atras do vento", como bem disse Salomão. Precisamos parar, respirar, refletir, con-viver.

Poesia do Bem disse...

Olá João. Vim conhecer seu blog , soube através do da Jussara e já estou participando lá do concurso, por aqui quero aumentar a chance, meu trabalho como professora, e voluntária para ler para as crianças aqui no RN me inspiram a buscar estrelas

Lucinalva disse...

Olá João
Ótima reflexão, abraços.

Denise Kirsch Oliveda disse...

Joao,obrigada!!!! Estou feliz da vida. E Mig, meu neto, ficará mais ainda. Já enviei meu contato para Jussara. Beijo grande querido

_ Gil António _ disse...

Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações
.
* Amor: a Incompreensão dos sentimentos *
.
Votos de uma Páscoa muito feliz,
repleta de amêndoas feitas amor
.

Postar um comentário